Postado em

Aluna de Rio Claro está no Parlamento Jovem do Estado

Aldo Demarchi e Sabrina Araújo

Ao completar 180 anos de atividades, a Assembleia Legislativa de São Paulo promove esta semana uma edição especial do Parlamento Jovem, com a participação de 36 estudantes do ensino médio – mesmo número de deputados que tomaram posse em 1835. Rio Claro será representada por Sabryna Araújo, aluna da Escola Técnica “Profº Armando Bayeux da Silva” e integrante do “Partido da Natureza”.

“Uma vez a cada ano, desde 1999 quando foi criado, o Parlamento Jovem atrai alunos de estabelecimentos públicos e privadas à Assembleia Legislativa para vivenciarem a rotina dos deputados e terem a oportunidade de levar à tribuna da Casa as preocupações que ocupam o universo escolar e a realidade social da sua cidade, estado ou país”, explica o deputado estadual Aldo Demarchi, um dos responsáveis pela aprovação da iniciativa.

As propostas são convertidas em projetos discutidos e votados em plenário, num verdadeiro exercício de cidadania. Embora sem valor legal, muitas sugestões apresentadas pelos estudantes já foram aproveitadas e transformadas em leis. Além disso, alguns participantes do programa seguiram a carreira política e foram eleitos para cargos públicos em suas cidades.

Na atual edição, o Parlamento Jovem tem uma característica inusitada, pois deverão ser elaborados projetos de lei que auxiliariam a população de São Paulo em 1835. A intenção é levar os jovens a sugerirem normas legais que poderiam ter sido apontadas naquela época mas que também fariam diferença nos dias de hoje.

A sessão oficial terá a duração de um dia inteiro, a partir das 10 horas desta sexta- feira, 6 de novembro, quando ocorrerão a diplomação e posse, eleição da Mesa diretora dos trabalhos (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários) e discussão e votação dos projetos. O encerramento está previsto para as 18 horas aproximadamente, com intervalo para almoço.