Postado em

Deputado Aldo Demarchi lança ebook sobre agricultura orgânica

Publicação está disponível para download gratuito aqui; autor defende a agricultura sem agrotóxicos e trabalha há mais de 30 anos para incentivá-la no Estado de São Paulo.

O deputado Aldo Demarchi (DEM) lança o ebook “Orgânicos: como tornar o campo e a mesa mais saudáveis com a agricultura natural”, que traz um panorama sobre a produção orgânica brasileira. O material é fruto de pesquisas realizadas pelo deputado e traz dados sobre a agricultura orgânica e o uso de agrotóxicos no País – entre eles, informações de órgãos oficiais sobre casos de intoxicação relacionados a estes produtos.

 “Defendo a agricultura natural há mais de 30 anos e acredito que ela é sinônimo de saúde para quem planta e também para quem consome esses alimentos”, analisa Demarchi.

O deputado é um dos pioneiros a incentivar a produção orgânica no Estado de São Paulo. Na década de 80, quando era prefeito de Rio Claro, ele foi responsável pela implantação de uma horta cultivada sem agrotóxicos no Horto de Ajapi. Até hoje, o local é referência na produção orgânica e utilizado em atividades educativas de alunos da região.

Os produtos colhidos na horta são destinados à merenda servida nas escolas públicas e às famílias assistidas por instituições da cidade.A trajetória do político é marcada, há mais de 30 anos, por ações de incentivo e apoio à agricultura limpa, que tem como principal característica a não utilização de agrotóxicos e demais insumos tradicionais.

Entre os projetos dele que se tornaram lei no Estado estão o que criou o Programa Horta nas Escolas Públicas, o Programa de Incentivo ao Sistema Orgânico de Produção Agropecuária e Industrial de São Paulo, o Selo Verde e, neste ano, a Peapo (Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica).

Fruto de um movimento suprapartidário e democrático, o projeto que originou a lei foi formulado pela Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, presidida por Demarchi e composta por deputados, pesquisadores, agricultores, representantes do poder público e de entidades ligadas à agricultura.

Por contar com diversos segmentos relacionados ao setor agrícola, o grupo contribuiu para o aprofundamento das discussões e também para fazer com que as propostas da Peapo abrangessem todos os agentes envolvidos com a produção orgânica, começando pelos próprios agricultores que desejam trocar o sistema tradicional pela produção sem agrotóxicos.

A lei, sancionada em março deste ano, prevê benefícios para incentivar e ampliar a produção, o processamento e o consumo de produtos agroecológicos e orgânicos, estimular e ampliar o associativismo e o cooperativismo para a certificação orgânica, fortalecer a perspectiva agroecológica nas instituições de ensino, pesquisa, defesa agropecuária, entre outros itens.

Sobre o deputado

O deputado Aldo Demarchi foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito de Rio Claro, cidade onde nasceu. Deputado estadual eleito seis vezes consecutivas, ele presidiu várias CPIs, coordenou e foi membro de Comissões Parlamentares na Assembleia Legislativa, como a de Transportes e Comunicação, de Financiamento, Orçamentos e Planejamento, e de Educação.

Por duas gestões, fez parte da mesa diretora da Alesp como Segundo Secretário. Formado em administração de empresas e tecnólogo em máquinas e motores, Aldo defende o ensino estadual gratuito para quem não tem condições financeiras de pagar pelos estudos e contribuiu para a implantação de novos cursos e unidades, como a Fatec, em várias cidades paulistas.

A segurança dos motoristas que utilizam as rodovias paulistas também é uma das preocupações do deputado, um dos mais atuantes em ações que garantem a conservação e melhorias de estradas que cortam todas as regiões do Estado.

Aldo trabalha ainda para a preservação do meio ambiente e da saúde da população. Defensor da agricultura orgânica, ele é um dos autores do projeto de lei que originou a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, considerada um marco no setor.

O deputado também contribuiu para a instalação de equipamentos voltados a agilizar o atendimento e garantir mais dignidade à população paulista – entre eles, Poupatempo, Ame (Ambulatório Médico de Especialidades) e Restaurantes do programa Bom Prato.

Saiba mais sobre o trabalho do deputado Aldo Demarchi. Acesse nossa página no facebook, instagram e youtube.