Postado em

Deputado estadual Aldo Demarchi encabeça abaixo-assinado contra PL do veneno

Para assinar, clique aqui.

Um abaixo-assinado online reúne internautas contrários à aprovação do Projeto de Lei 6.299/02, conhecido como PL do Veneno. A mobilização é encabeçada pelo deputado Aldo Demarchi, um dos principais defensores da agricultura orgânica no Estado de São Paulo.

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o projeto visa flexibilizar as regras para a utilização e registro de agrotóxicos no Brasil. Recentemente, o documento recebeu parecer favorável da comissão especial da Casa e deve seguir para votação em plenário, em Brasília.

“Essa proposta é um retrocesso imenso para o Brasil, algo que vai contra a saúde da população e contra uma das minhas principais lutas, que é a ampliação da agricultura orgânica. Saber que o projeto vem avançando me entristece e me deixa ainda mais preocupado com os rumos que ele pode tomar daqui para frente”, analisa do Demarchi.

O deputado estadual lembra que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e se mantém nessa liderança já há alguns anos.

“Se esse projeto for aprovado, teremos consequências ainda mais desastrosas, uma vez que ele afrouxa o controle sobre o registro e utilização desses produtos na nossa lavoura. Não podemos deixar isso acontecer”, diz Demarchi.

Há mais de 30 anos, o deputado estadual luta para incentivar a produção de alimentos sem agrotóxicos e ampliar o acesso da população a estes produtos orgânicos. Entre os projetos dele que se tornaram lei no Estado estão o que criou o Programa Horta nas Escolas Públicas, o Programa de Incentivo ao Sistema Orgânico de Produção Agropecuária e Industrial de São Paulo, o Selo Verde e, neste ano, a Peapo (Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica).

Fruto de um movimento suprapartidário e democrático, o projeto que originou a lei foi formulado pela Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, presidida por Demarchi e composta por deputados, pesquisadores, agricultores, representantes do poder público e de entidades ligadas à agricultura.

Por contar com diversos segmentos relacionados ao setor agrícola, o grupo contribuiu para o aprofundamento das discussões e também para fazer com que as propostas da Peapo abrangessem todos os agentes envolvidos com a produção orgânica, começando pelos próprios agricultores que desejam trocar o sistema tradicional pela produção sem agrotóxicos.

A lei, sancionada em março deste ano, prevê benefícios para incentivar e ampliar a produção, o processamento e o consumo de produtos agroecológicos e orgânicos, estimular e ampliar o associativismo e o cooperativismo para a certificação orgânica, fortalecer a perspectiva agroecológica nas instituições de ensino, pesquisa, defesa agropecuária, entre outros itens.

Sobre o deputado

O deputado Aldo Demarchi foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito de Rio Claro, cidade onde nasceu. Deputado estadual eleito seis vezes consecutivas, ele presidiu várias CPIs, coordenou e foi membro de Comissões Parlamentares na Assembleia Legislativa, como a de Transportes e Comunicação, de Financiamento, Orçamentos e Planejamento, e de Educação.

Por duas gestões, fez parte da mesa diretora da Alesp como Segundo Secretário. Formado em administração de empresas e tecnólogo em máquinas e motores, Aldo defende o ensino estadual gratuito para quem não tem condições financeiras de pagar pelos estudos e contribuiu para a implantação de novos cursos e unidades, como a Fatec, em várias cidades paulistas.

A segurança dos motoristas que utilizam as rodovias paulistas também é uma das preocupações do deputado, um dos mais atuantes em ações que garantem a conservação e melhorias de estradas que cortam todas as regiões do Estado.

Aldo trabalha ainda para a preservação do meio ambiente e da saúde da população. Defensor da agricultura orgânica, ele é um dos autores do projeto de lei que originou a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, considerada um marco no setor.

O deputado também contribuiu para a instalação de equipamentos voltados a agilizar o atendimento e garantir mais dignidade à população paulista – entre eles, Poupatempo, Ame (Ambulatório Médico de Especialidades) e Restaurantes do programa Bom Prato.

Saiba mais sobre o trabalho do deputado Aldo Demarchi. Acesse nossa página no facebook, instagram e youtube.