Postado em

Governador confirma visita a Rio Claro para assinar lei da Unesp

Geraldo Alckmin e Aldo Demarchi em reunião no Palácio dos Bandeirantes

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) visitará Rio Claro nos próximos dias para sancionar a lei que autoriza a Fazenda do Estado a alienar, mediante doação, à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o imóvel com mais de 1,1 milhão de metros quadrados onde funcionam os institutos de Biociências e de Geociências e Ciências Exatas. A informação foi divulgada pelo deputado Aldo Demarchi (Democratas), que fez o convite ao governador nesta quarta-feira (03). “A data será definida a partir da disponibilidade de agenda do governador”, explica Demarchi.

Aprovado pela Assembleia Legislativa em 24 de abril, durante sessão extraordinária, o Projeto de Lei 161/2012 resolve um problema existente há cerca de quarenta anos. “Essa regularização da Unesp faz parte de um processo iniciado em janeiro deste ano, quando eu e uma comitiva da Prefeitura e vereadores fomos recebidos no Palácio dos Bandeirantes pelo governador Geraldo Alckmin, que na ocasião assinou a lei que transferiu ao Município o terreno de 66 mil metros quadrados para conclusão do anel viário e ao novo Fórum Criminal”, recorda o deputado.

Todas as áreas fazem parte de um imóvel maior, registrado na matrícula 39.209, que abriga a Floresta Navarro de Andrade e integrava o patrimônio da extinta Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa). “Tratamos desses e de outros assuntos naquele encontro com Geraldo Alckmin. No dia seguinte, formalizei em ofício para o secretário particular do governador, Marco Antônio Castello Branco, todas as sugestões e reivindicações apresentadas na audiência”, ressalta.“Um dos ítens era o impasse sobre o Conjunto Oreste Armando Giovanni, construído na segunda gestão do ex-prefeito Nevoeiro Júnior dentro do programa Pé no Chão”, observa o deputado. As casas também estão na gleba pertencente à Floresta e serão regularizadas brevemente.