Postado em

Rio Claro ganha segundo Centro Dia do Idoso

Serviço vai atender gratuitamente 60 idosos com equipe psicossocial, oficinas e atividades diversas.

O município de Rio Claro passará a contar na próxima terça-feira (7) com uma segunda unidade de Centro Dia do Idoso. Localizada na Estrada dos Costas, Rua 11-JP com a Avenida 13-JP, no bairro Jardim Esmeralda, zona sul da cidade, a unidade recebeu investimentos da ordem de R$ 1 milhão. A obra, que estava inacabada em janeiro do ano passado, foi realizada pela prefeitura. O CDI “Edmundo José Velasco Castro” será entregue à comunidade em cerimônia marcada para as 16 horas.

“Esse equipamento será mais um importante serviço de atendimento com qualidade aos idosos de nossa cidade. Rio Claro tem uma grande população de idosos e estamos trabalhando para realizar ações que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O CDI da zona sul irá atender gratuitamente 60 idosos com idade igual ou superior a 60 anos em período integral: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Eles passarão o dia na unidade onde serão atendidos por equipe psicossocial, além de participar de oficinas e atividades socioeducativas. Após passar todo o dia no centro, os idosos retornam para suas casas sem perda dos vínculos familiares.

“O serviço é destinado a idosos semidependentes em situação de vulnerabilidade social, cujos familiares trabalham ou estudam e não têm condições de fornecerem os cuidados necessários durante o dia”, explica a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.

“O CDI tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes”, acrescenta.

Das 60 vagas disponíveis, 38 já foram preenchidas, restando 22 em aberto. A secretária explica que as vagas são ofertadas preferencialmente para os idosos que residem no território do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Brasília, que abrange também os bairros Jardim das Palmeiras, Guanabara, Esmeralda, e outros bairros daquela região. Os interessados devem procurar o CDI para obter informações.

A administração do CDI será feita pelo Instituto Viver e Conviver, sob a supervisão da prefeitura. Esse será o segundo CDI de Rio Claro. O primeiro, Centro Dia do Idoso “Padre Augusto Casagrande”, foi inaugurado em 1999 e funciona na Avenida 40, 1.610, no bairro Vila Operária.

Saiba mais sobre o trabalho do Deputado Aldo Demarchi. Acesse nossa página no facebook, instagram e youtube.