Postado em

Empenho do Deputado Aldo Demarchi garante a instalação da Univesp em Rio Claro

O vereador Val Demarchi, terceiro a partir da direita, representou o deputado Aldo Demarchi na cerimônia de inauguração.

O município de Rio Claro já conta com pólo físico da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), quarta universidade pública do Estado de São Paulo. A sede da universidade foi inaugurada nesta terça-feira (3) para melhor atender os 150 alunos matriculados na instituição nos cursos de engenharia da computação, engenharia de produção e pedagogia. A unidade está funcionando no prédio que abrigou a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro (CBTA), localizado na Rua A, nº 269, bairro Chácara Lusa, Rodovia Washington Luís, km 173.

A instalação da Univesp em Rio Claro foi viabilizada por meio de parceria entre a prefeitura e o governo estadual. Em sua fala, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, agradeceu a parceria com o governo do estado que já proporcionou e vem proporcionando várias conquistas para o município.

“A política é a arte nobre de levar o bem comum à população que mais precisa. E isso tem sido feito em Rio Claro com inaugurações de escola e universidade, entrega de postos de saúde e outras melhorias. É uma questão de respeito ao dinheiro público”, destacou Juninho.

O vereador Val Demarchi falou em nome do deputado estadual Aldo Demarchi, que tem trabalhado por Rio Claro junto ao governo estadual.

“Rio Claro obteve várias conquistas como a Univesp, o Centro de Inovação Tecnológica e a creche do Terra Nova, que são frutos de trabalho conjunto”, pontuou.

Na cerimônia de inauguração da Univesp, também foi assinado o termo de credenciamento junto ao governo estadual para a implantação do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) em Rio Claro. Com isso, o município poderá pleitear recursos para realização de obras e compras de equipamentos para o CIT que dará suporte às empresas de base tecnológica para o desenvolvimento de seus produtos.

O pólo físico da Univesp em Rio claro foi instalado em parceria entre o Estado e o município.

O secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, ressaltou que investir em educação tem sido uma das prioridades do governo municipal, que Rio Claro está disponível para implantar bons projetos e preparada para o mercado de trabalho com mão de obra qualificada.

“Espero num futuro próximo vir comemorar a diplomação dos alunos da Univesp, sinalizando para as empresas que Rio Claro tem profissionais qualificados em diferentes áreas de conhecimento”, declarou Rotolo.

Universidade oferece cursos gratuitos com aulas à distância.

Ricardo Bocalon, secretário de Estado adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, salientou o crescimento da Univesp nos últimos meses, avançando pelo interior paulista por meio de parcerias com os municípios.

“No início de 2017, a Univesp estava presente em 60 cidades e, a partir de agosto, esse número subirá para 271, passando de 3.500 para 60 mil alunos. É um projeto importante, o maior programa de universalização do ensino público, gratuito e de qualidade”, observou Bocalon.

“Estamos realizando um sonho. Tenho certeza de que essa universidade pública e virtual crescerá nos próximos anos, com mais cursos e investimentos”, comentou Luciana Santos, orientadora do pólo local da Univesp.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes, destacou os investimentos feitos pelo município em educação.

“No futuro, os alunos atendidos na creche inaugurada hoje poderão estudar aqui na Univesp. É importante esse investimento na educação virtual que dá oportunidade de estudo àqueles que não podem frequentar um pólo físico”, assinalou.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; os secretários municipais Emílio Cerri (Agricultura), Anderson Golucci (Habitação), Adriano Moreira (Educação), Jean Scudeller (Administração), Paulo Roberto de Lima (Obras) e Érica Belomi (Desenvolvimento Social); os superintendentes Ricardo Pires de Oliveira (Daae) e Mônica Frandi Ferreira (Arquivo Público); Luís Fernando Godoy, comandante da Guarda Civil Municipal; o vereador Geraldo Voluntário; Anselmo Ariza Quinelato, diretor titular do Ciesp Rio Claro; Tu Reginato, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro; Kiko Beloni, vereador de Valinhos; alunos da Univesp, servidores municipais e convidados.